Sobre


o que é?

A Prefeitura de São Paulo promoveu no mês de dezembro a final da premiação que valoriza soluções inovadoras para a gestão da cidade – o Premia Sampa. Organizada pelas secretarias de Gestão e de Inovação e Tecnologia, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e da Prodam, a cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Covas.


Relançado em agosto deste ano, o Premia Sampa recebeu a inscrição de 143 projetos de organizações públicas, privadas, startups e entidades da sociedade civil com propostas de boas práticas que fomentam a cultura da inovação. Em 2008, ano da última edição da premiação, foram avaliadas cerca de 70 propostas.


Conheça mais detalhes sobre os projetos finalistas e os vencedores da premiação.


Acesse aqui a publicação sobre a edição


quais foram os resultados em 2018?

O programa Empreenda Fácil, que simplifica e reduz a burocracia para a abertura de novos negócios na Capital, e o Processo Eletrônico(SEI), que dá fim ao uso de papel pela administração, foram algumas das iniciativas vencedoras nas categorias com foco nas organizações públicas. Já o projeto SmartSíndico, aplicativo que permite a gestão ágil e mais barata de condomínios, foi o finalista na categoria de inovação aberta.


143 projetos homologados
30 finalistas
6 menções honrosas
3 vencedores
Mais de 600 pessoas na cerimônia de premiação

Finalistas


A etapa final do título contou com seleção por parte da comissão julgadora independente de apenas 20 projetos entre as 105 iniciativas registradas nas categorias “Inovação em processos internos” e “Inovação em serviços e políticas públicas”, propostas por 19 diferentes órgãos da administração direta e indireta. As secretarias municipais de Saúde, de Inovação e Tecnologia, do Verde e do Meio Ambiente, de Assistência e Desenvolvimento Social, da Educação, da Pessoa com Deficiência e das Subprefeituras foram algumas das pastas que tiveram o maior número de programas inscritos. Já a sociedade civil contribuiu com 38 indicações de propostas que poderão vir a ampliar a qualidade de vida na cidade, como parte da categoria “Inovação aberta”, das quais foram selecionadas 10 iniciativas.




Regulamento

Este é o regulamento de 2018 no qual os selecionados foram premiados em dezembro/2018. Este edital esta encerrado.



Júri

ETAPAS DE AVALIAÇÃO

Os projetos inscritos passaram por três etapas de avaliação:

A primeira foi a homologação dos projetos em conformidade com o edital.

Na segunda etapa, foi realizada a avaliação pela banca técnica interna de acordo com os seguintes critérios: inovação, resultados, participação, eficiência, transparência, continuidade, replicabilidade e parcerias. Como resultado, foram selecionados 10 finalistas por categoria.

Na terceira etapa, todos os projetos fizeram uma apresentação para a Comissão Julgadora, constituída por especialistas em diversas áreas, sem vínculo com a gestão pública municipal e com total autonomia e soberania para suas decisões. Por fim, a Comissão Julgadora se reuniu e deliberou sobre as Menções Honrosas e os Vencedores.

Conheça a Comissão Julgadora:

Carminha Cruz

Escola do Parlamento

Marcos Pó

UFABC

Cibele Franzese

FGV

Marcelo Marchesini

Insper

Marina Cançado

Flow Brasil

André Macieira

Elo Group

Diogo Quitério

ICE

Letícia Piccolotto

Brasil Lab

Carlos Torres

CEBRAP

Gabriela de Breláz

UNIFESP

Miriam Ascenso

Fundação Brava